segunda-feira, 29 de abril de 2013

Prostistas, porque são fundamentais?



A importância ecológica do reino protista é que as algas unicelulares, as plantônicas são responsáveis por quase 90% da proudução de oxigênio do planeta, sendo também a base da cadeia alimentar aquática. O fitoplâncton emite para tmosfera um gás dimetil-sulfeto (DMS), que é responsável pela formação de nuvens, desempenhando um papel importante no clima terrestre.
O excesso de algas indicam desequilíbrio ecológico (eutroficação).

Muitas algas apresentam um conteúdo rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, polissacarídeos e são amplamente utilizadas na alimentação, principalmente por povos orientais, há cerca de 10.000 anos.
Algas da espécie Laminaria japonica (Phaeophyta), popularmente conhecidas como Kombu, são utilizadas no preparo de carnes, peixes e sopas. O wakame, também pertencente ao grupo das feofíceas, é utilizado como ingrediente de molhos e sopas.
As rodofíceas também são utilizadas na alimentação. A Porphyra popularmente conhecida como nori, é utilizada no preparo de sushi.
Muitas algas marinhas têm sido utilizadas para a produção de ração para animais além de creme dental, shampoo, gomas entre outros produtos industrializados.


Hoje estima-se a existência de  mais de 60000 espécies de seres vivos pertencentes ao reino protista. Porém grande parte da população desconhece a importancia desses microseres que são fundamentais para a vida na terra.








By: black power

Nenhum comentário:

Postar um comentário