domingo, 24 de março de 2013

Bactérias: o que são e onde vivem



-O que são as bactérias?

Bactérias são microrganismos unicelulares, procariontes que podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencem ao Reino Monera. Foram observadas pela primeira vez por Antoine van Leeuwenhoek no século XVI, mas esses seres só começaram a despertar o interesse dos cientistas no final do século XIX. As bactérias não tem núcleo organizado, elas são procariontes, ou seja, o DNA fica espalhado no citoplasma. Por isso, o filamento de material genético é fechado, sem pontas, para que nenhuma enzima comece a digerir o DNA. Possuem uma parede celular bastante rígida.
Para se locomoverem, as bactérias contam com os flagelos, que são pequenos cílios que ficam se mexendo, fazendo a bactéria se mover. Também podem possuir fímbrias, que são microfibrilhas protéicas que se estendem da parede celular. Existem também as fímbrias sexuais, que servem para troca de material genético durante a reprodução e também auxiliam as bactérias parasitas a se fixarem no hospedeiro.A camada que envolve externamente a bactéria, formada por polissacarídeos e serve para a fagocitose, proteção contra desidratação, e também para que o sistema imunológico hospedeiro (no caso das parasitas) não a reconheça.

-Onde as bactérias vivem?

As bactérias de vida livre estão em todos os tipos de habitat. Por causa de sua capacidade de adaptação, sobrevivem em muitos ambientes que não sustentam outras formas de vida. São encontradas no corpo humano, principalmente dentro do trato digestivo e na pele, nas mais baixas temperaturas da Antártida, em águas ferventes de fontes naturais quentes, nas profundezas escuras dos oceanos, em meio terrestre úmido, e até mesmo em lugares que não tem oxigênio. Isso faz das bactérias um dos seres mais resistentes da terra, podendo resistir á diversas condições extremas.


By: black power

Nenhum comentário:

Postar um comentário