quinta-feira, 21 de março de 2013
Sabendo um pouco mais sobre vacina
-O que é vacina?
Vacina é nada mais nada menos que uma substância quimicamente semelhante a um agente infeccioso causador da doença. Ao receber a vacina o organismo humano entende que o mesmo encontra-se infectado, fazendo assim com que o sistema imunológico aja para combater a doença. Assim, no futuro caso a pessoa vacinada pegue a doença o corpo será capaz de combate-la com maior rapidez e eficacia.
-Descoberta da vacina:
A primeira doença a ser erradicada através da vacina foi a Varíola. Porém muitas pessoas eram contra por acreditarem que a vacina era imoral, visto que era aplicada nos braços ou coxas.
-Doses Múltiplas:
Tomar várias doses de vacina ao mesmo tempo não faz mal algum. Médicos acreditam que essa é a maneira mais eficaz de se combater os vírus, pois vacina intramusculares que usam o vírus vivo necessitam ser dadas no mesmo dia ou com um intervalo de um mês. O período é necessário porque o sistema imunológico, ao ser submetido a um estímulo, fica sobrecarregado e perde a capacidade de responder a outro em um curto período de tempo.
-Pessoa imunizada também pode ficar doente:
A vacina é uma proteção extra para o organismo porém nem sempre garante que a pessoa estará livre da doença. Apesar de ser muito raro, existem casos em que uma pessoa imunizada contrai a doença, mas com sintomas um pouco mais fracos.
-Vacina e Soro. Existe diferença?
Os soros, ao contrário das vacinas já possuem os anticorpos necessários para o combate da doença. Já as vacinas são medidas de prevenção. A preparação dos soros é feita com a aplicação de microorganismos mortos ou atenuados, ou de suas toxinas, em animais como coelhos, cabras e cavalos. Existem diversos tipos de soros como antiofídico(combatem veneno de cobras), antirrábicos(usados contra raiva), antitetânicos(combatem o tétano), entre outros.
By: black power
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário