segunda-feira, 18 de março de 2013

Vírus também atacam outros vírus

   Uma equipe da Universidade na França, descobriu até agora um desconhecido tipo de vírus, a quem chamaram de virófago.
   Quando olharam através do microscópio, uma ameba infectada por uma cepa de mimivírus, os cientistas descobriram que um vírus, que chamaram de "Sputnik", estava aderido à "fábrica de vírus" que eles tinham estabelecido na ameba. 
   Uma fábrica de vírus segundo a universidade é uma estrutura parecida com o núcleo de uma célula, é um dos locais no qual alguns vírus se multiplicam, neste caso da cepa do mimivírus, que serão atacados por Sputnik. 
   No interior deste lugar, se multiplicam víros e as proteínas, resumindo onde a célula trabalha, e onde o vírus se desenvolve, e assim se espalhando.
  O coordenador da pesquisa da universidade, explicou que quando Sputnik entra na ameba, infecta a fábrica da cepa do mimivírus, porém não mata e sim diminui sua produção de vírus e faz com que apareçam formas anormais e mortas do vírus.
  O Sputnik, que não consegue infectar sozinho, captura a cepa do mimivírus e a deixa fraquinha, assim diminuindo sua capacidade de infecção para conseguir seu objetivo: sua própria replicação.Este processo dos vírus brigando se dá naturalmente e o Sputnik pode infectar mais vírus além da cepa do mimivírus, segundo a universidade.
   Depois de observarem o genoma do vírus invasor, descobriram que Sputnik, de 21 genes, tinha "furtado" informação genética de seu vírus hospedeiro e de outros organismos. Muito interessante pois, ja podem debater sobre os vírus serem seres vivos, já que podem adoecer.
 
By: write  power    

Nenhum comentário:

Postar um comentário